LOADING

Type to search

Listas Livros

5 dicas para ler mais

Rafaela Paludo agosto 14, 2015
Share

Volta e meia algum amigo me pergunta como eu consigo ler tantos livros em tão pouco tempo. A verdade é que eu me considero uma leitora devagar, principalmente se comparada a outros blogueiros e vlogueiros do meio literário, que chegam a ler dez livros por mês! Apesar disso, sei que tem muita gente com dificuldade de engrenar na leitura, e por isso pensei em cinco dicas para ajudar a inserir esse costume na rotina. Vamos lá?

57d8d79d18be1f0f92fb1d1791df1d52

1. Pegue leve no começo
Se você está há um bom tempo sem ler livros ou está começando a adquirir esse hábito, sugiro começar por uma literatura mais fácil de “digerir”. Por mais que estejam gravados no imaginário popular, clássicos como Drácula, Moby Dick e Dom Quixote possuem uma linguagem rebuscada, com longas descrições de cenários e personagens. Essa monotonia pode prejudicar sua empolgação e te desanimar logo no início. Uma sugestão é buscar indicações de livros e autores contemporâneos, que utilizam uma narrativa mais dinâmica. Livros de mistério policial, como Agatha Christie, e de suspense e terror, como Stephen King, são uma boa pedida para começar!

2. Crie um ambiente favorável
Criar seu “momento da leitura” ajuda na concentração, além de ser uma oportunidade de você passar um tempinho do dia em sua pópria companhia (algo cada vez mais raro na correria em que vivemos). Prepare um chá ou um café, coloque uma música de fundo e arranje um lugar bem confortável e cheio de almofadas para você e seu livro.

3. Estipule uma meta diária
O tempo, hoje em dia, é curto para todos nós. Precisamos nos dedicar ao trabalho, aos estudos e às pessoas que nos cercam. Para não deixar a leitura de escanteio, estipule uma meta diária de páginas a serem lidas. Pense em um número realista, que você possa cumprir com certeza, para não correr o risco de não dar conta e desanimar. Aos poucos, conforme se afeiçoar mais à história do livro e conseguir ler mais rápido, aumente o número de páginas por dia.

4. Participe de um clube do livro
Essa dica parece meio contraditória, visto que acabei de dizer que vivemos sempre na correria. Você deve estar pensando: “onde raios vou arranjar tempo para ir até um lugar e me sentar numa roda de pessoas para discutir sobre livros?”. Pois hoje em dia você não pecisa sair da frente do computador para fazer isso, veja só! Um clube do livro vai te ajudar a conhecer livros novos, e a possibilidade de discutir a história com outras pessoas pode ser um estímulo para concluir a leitura mais rapidamente. O Clubinho, criado há pouco tempo pelo Vitor Martins, é um dos que participo.

5. Divirta-se!
Ler deve ser, acima de tudo, uma maneira divertida de você passar seu tempo. Ler mais não faz ninguém melhor ou mais inteligente (apesar de ser uma vantagem vez ou outra na vida). Se você está se sentindo estagnado em uma leitura ou não está conseguindo cumprir a meta diária de páginas, não hesite em tomar medidas para mudar a situação. Mesmo que isso signifique largar uma leitura no meio! Não seja escravo dos livros, eles é que devem servir a você.

Espero que tenham gostado das sugestões. Lembre-se que, com o tempo, a leitura estará inserida na sua rotina e você criará seus próprios hábitos. Se você gosta de textos nesse estilo, conte para mim nos comentários. Boas (muitas) leituras!

Tags:
Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

  • 1

11 Comments

  1. Alessandro Quevedo agosto 14, 2015

    Minha primeira visita ao blog. Adorei.
    Até me empolguei em retomar alguns dos livros que estão parados.
    Beijos.

    Responder
    1. Rafaela Paludo agosto 14, 2015

      Oi, Alessandro! Uhuu, fico feliz que tu tenha gostado :-) Obrigada pelo comentário! Beijos.

  2. Felype R Sales agosto 15, 2015

    Pois é, nessa correria do cotidiano é difícil pegar um bom livro pra ler. Sempre que posso subo em cima do terraço de casa e tomo um cházinho mate e leio alguns livros pendentes.

    E… Parabéns pelo Blog, bem original! ;)

    Responder
  3. Juliane agosto 17, 2015

    Rafa, eu particularmente gosto de ler deitada e uma coisa que me ajudou muito nesse quesito foi comprar um e-reader: muito prático, leve, funcional, NÃO TROCO POR NADA!
    Participo de um clube de leitura na minha cidade, presencial mesmo, com o passar do tempo viramos amigos mesmo sabe? No final da reunião já comentamos o livros, outros livros, filmes, séries, política e mais um monte de coisas. É um convívio muito saudável e gostoso, todo mês tiro uma tarde do meu sábado para ir conversar com o pessoal e comer uma comidinha gostosa (aka DOCES).
    Entrei no clubinho do Vitor também (cai de paraquedas no grupo), mas até agora não tive tempo nem pra ver o vídeo que ele conta sobre a iniciativa :x
    Beijos Rafa!

    Responder
  4. Bruna Diniz setembro 28, 2015

    Ótimo post! Eu reservei duas horas do meu dia para ler, mas como estão no final do dia, acabo que não paro para ler. :( Mas sempre estou em busca de trazer para o meu dia a dia, porque sinto falta mesmo. Costumo dizer que eu lia muito mais antes de tirar minha CNH. hahaha
    Adorei seu blog e já vou te adicionar no meu feed. :)

    Responder
    1. Rafaela Paludo outubro 1, 2015

      Oi, Bruna!

      Realmente, (não) andar de ônibus/metrô influencia diretamente no volume de leitura. Quando eu ia trabalhar de busão, conseguia manter uma rotina mais certinha. Hoje tem dias que leio 10 páginas, aí depois compenso no final de semana lendo 100, haha! Mas o que importa é alimentarmos nossa sede de leitura, seja do jeito que for :-)

      Também adorei teu blog, gosto muito de ler sobre home office. Vou acompanhar as postagens :-) Beijos e boa sorte com as leituras!

  5. Evelyn setembro 29, 2015

    Também me considero uma leitora lerda, Rafa, mas reconheço que esse é meu tempo de assimilação e apreciação dos livros. São muito boas essas suas dicas, e servem também pra quem está afastado da leitura pela correria da vida.
    Beeijo

    http://www.allthingsblue.com.br

    Responder
  6. Larissa setembro 30, 2015

    Uma das minhas “regras” é ler quando puder haha leio em fila, no ônibus, no intervalo entre as aulas e até durante a chamada. Mas acho as suas regras super validas, principalmente a de se divertir.
    Um Minuto de Verão

    Responder
  7. Jonara Cordova setembro 30, 2015

    Oi, Rafa! Vi o teu post no ORGblog(ando) e me chamou a atenção. Gostei muito das tuas dicas. Eu ando bastante de ônibus e trem durante o dia, então, acabo lendo nesses ambientes. Não são os melhores locais, mas até que consigo. Vou tentar reservar um momento do dia pra ler no conforto de casa, acho que vai ser melhor, porque algumas leituras são complicadas de engatar em lugares barulhentos/cheios. Ah, sou gaúcha também, moro na cidade vizinha, em Canoas. :) Beijão!

    Responder
  8. Alessandra outubro 5, 2015

    Eu pratico algumas das dicas aí, e super recomendo um clube de leitura, vale mesmo a pena, e te estimula, ainda mais quando tem várias pessoas legais participando dele – e com opiniões contrastantes sobre a mesma obra. Ultimamente, porém, ando meio preguiçosa em ler, não tanto pela falta de tempo, mas da atividade de ler em si. Provavelmente é reflexo da rotina puxada, e aí sei que tenho que fazer um esforço pra não parar e enferrujar né? XD

    Responder
  9. Bruna novembro 6, 2015

    Gosto muuuito de ler e comprar livros, mas confesso que de uns tempos pra cá realmente deixei meus livros pegando poeira.
    Vou tentar seguir as regrinhas de organização para poder voltar a ler.

    Beijoos, http://www.nosdivaas.com

    Responder

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *