LOADING

Type to search

Uncategorized

Exposição Kirbyans na Galeria Hipotética

Rafaela Paludo 20 de setembro de 2015
Share

Há cerca de um mês eu vi o pessoal do Terra Zero comentando sobre uma exposição dedicada ao Jack Kirby aqui em Porto Alegre, organizada pelo desenhista Daniel HDR. Confesso que não era minha intenção demorar tanto para visitá-la, mas só acabei conseguindo ir na última sexta-feira, já no fim da exposição. Além de conferir desenhos sensacionais, acabei conhecendo o lugar incrível que é a Galeria Hipotética!

93E44A0E-A8AD-45D6-A3C6-7BA661CA39D4

Jack Kirby foi um dos mais importantes desenhistas da Marvel. É injusto dizer que ele era o braço direito de Stan Lee, pois talvez nosso vovô preferido não tivesse chegado tão longe sem ele. Além de desenhar, Kirby criou o argumento de diversos personagens da Marvel e manteve-se fiel à editora em tempos de crise, quando todo o trabalho sobrava pra ele. Me tornei uma grande admiradora do Rei Kirby após ler Marvel Comics: a história secreta, leitura obrigatória para os fãs da Marvel.

F3E22056-88A2-4783-B16A-8A742739BA57

O objetivo da exposição foi reunir artistas gaúchos para um tributo a Kirby, fazendo uma releitura dos personagens criados pelo desenhista. A curadoria ficou por conta de Daniel HDR e contou com os artistas Carlos Ferreira, Elvis Moura, Gustavo Borges, Jader Corrêa, Jéferson Aguiar, João Azeitona, Joe Prado, Matias Streb, Péricles Ianuch, Ricardo Fonseca e Rogério de Souza.

E62302A8-9BBE-486D-A1B9-90CB201696A3

Eu, particularmente, adoro projetos do tipo que existe um assunto em comum e permite que cada participante mostre sua interpretação. Além das diferenças de estilo, gostei de ver qual personagem cada um escolheu. Tenho um carinho especial pelo Surfista Prateado, talvez por ser um personagem muito querido pelo próprio Jack Kirby. A ilustração em que ele aparece com o Galactus é do próprio Daniel HDR, e eu não consegui sair da galeria sem um print desse desenho pra chamar de meu.

10C8A3EB-9F3A-4D71-8D10-9C84D7C279BA

Simplesmente amei conhecer a Galeria Hipotética! É um lugar único em Porto Alegre, com espaço para divulgação de ilustradores iniciantes de todos os estilos. Além de exposições, por lá você também encontra originais e prints à venda, quadrinhos e livros ilustrados independentes e cursos voltados para as áreas de ilustração e fotografia. Fui recepcionada pelos proprietários da galeria, Iriz Medeiros e Fabiano Denardin, que foram muito atenciosos e não pouparam explicações na hora de nos apresentar a todos os trabalhos expostos.

892AC15F-F1C6-4C5E-867D-BCCD834704F6

Não estou exagerando quando digo que me apaixonei pelo lugar. Já estou doida para voltar, hehe! A Galeria Hipotética fica na Rua Visconde do Rio Branco, 431. Você pode acompanhar as novidades pelo Facebook e pelo site.

Tags:
Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

  • 1

1 Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *