LOADING

Type to search

Livros Quadrinhos

Lendo Marvel – Doutor Estranho: o juramento

Rafaela Paludo dezembro 22, 2015
Share

doutor-estranho

Mesmo sem conhecer profundamente o universo do Doutor Estranho, já o adorava. Afinal de contas, tem como não gostar de alguém que atende pelo título de Mago Supremo da Terra?

Coisas absurdas acontecem em todas as HQ, mas quando falamos de Doutor Estranho, você precisa estar preparado para ir além. A força da magia é algo subjetivo, em qualquer história. Ela pode salvar o dia, ou pode falhar no momento mais óbvio. Se você está habituado à literatura fantástica, provavelmente já está acostumado com esse imprevisibilidade.

doutorestranho_juramento_salvatBG_16012014

A história de Doutor Estranho: o juramento, publicado pela Salvat em 2014, já começa frenética, com o próprio Estranho sendo carregado às pressas para a clínica da Enfermeira Noturna, após ser baleado. Seu pupilo, Wong, não estava em casa quando tudo aconteceu. Felizmente, um herói como Doutor Estranho é cheio de cartas na manga, e sua projeção astral mantém os demais personagens e os leitores a par do ocorrido.

Descobrimos que Wong sofre de um tumor cerebral em estágio avançado, e qualquer tratamento médico seria ineficaz para curá-lo ou prolongar sua vida. Estranho não aceita a condição de seu aprendiz e vai em busca do Elixir de Otkid, um líquido capaz de “eliminar o que perturba a mente dos homens”. Ao descobrir que o elixir continha a cura do câncer, o mago acredita que outra pessoa passou a ter interesse no artefato, invadindo sua casa para roubá-lo e, provavelmente, utilizá-lo com um propósito menos nobre.

screenshot-hqcomicsonline.com.br 2015-08-05 20-02-36

Stephen Strange era o mais famoso neurocirurgião do mundo. As pessoas faziam filas e imploravam por seu atendimento, mas ele fazia questão de receber somente pacientes famosos e com dinheiro suficiente para bancar seu serviço. Certo dia, Stephen sofre um acidente de carro, perdendo parcialmente o controle sobre suas mãos. Ele é informado que nunca mais conseguirá segurar um bisturi na vida, o que o faz perder completamente a compostura. Ele tenta buscar junto aos maiores cirurgiões do mundo alguma solução para seu problema, mas ninguém pode ajudá-lo. Após esgotar as opções mundanas, ele viaja até o Tibete e encontra O Ancião, que ensinou ao Doutor Estranho tudo o que ele sabe sobre magia.

screenshot-hqcomicsonline.com.br 2015-08-05 19-48-07

As edições da Salvat são sempre muito caprichadas e possuem um preço muito justo (em torno de 35 reais). É visível o carinho dos editores no preparo das informações extras contidas nos encadernados. A edição de Doutor Estranho: o juramento, além da entrevista com o roteirista Brian K. Vaughan, traz uma galeria de imagens com as versões mais populares do Doutor Estranho já desenhadas por outros ilustradores. Para quem está iniciando no universo dos quadrinhos, como eu, esse tipo de coisa é muito bacana!

Na entrevista com o roteirista Brian K. Vaughan, ele conta que buscou explorar fortemente o lado médico do Doutor Estranho. Se no passado ele negligenciou muitos enfermos, agora tenta compensar a arrogância daquela época, colocando o Juramento de Hipócrates acima de qualquer perigo. Outras questões médicas são abordadas em Doutor Estranho: o juramento, como a cura do câncer e seu impacto na indústria farmacêutica, bem como a difícil escolha entre salvar a humanidade ou alguém que você ama.

screenshot-hqcomicsonline.com.br 2015-08-05 19-50-05

Recomendo essa HQ para quem deseja conhecer melhor o Doutor Estranho, quem sabe para ir mais preparado aos cinemas no ano que vem. Confesso que esperava ver mais magia e monstros de outras dimensões. O roteiro da história segue uma linha mais investigativa que, segundo o roteirista, era o conceito original do co-criador de Estranho, Steve Ditko. Mesmo assim, a história diverte e o trio principal – composto por Doutor Estranho, o aprendiz Wong e a Enfermeira Noturna – esbanja carisma, além de levantar questionamentos relacionados à cura do câncer. Doutor Estranho: o juramento é o único encadernado do mago disponível em português, e aguardo ansiosa a públicação de outras histórias pela Salvat. Boas leituras e projeções astrais!

Tags:
Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

  • 1

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *