LOADING

Type to search

Livros Organização Produtividade Resenhas

Organização como estilo de vida

Rafaela Paludo 13 de Janeiro de 2015
Share

Eu sou viciada em organização. Não sei se você acredita em signos, mas eu culpo parte desse comportamento pelo fato de ser virginiana. Acredito na simplicidade e vivo em constante auto-policiamento para não adquirir objetos desnecessários.

Não lembro exatamente como conheci o blog Vida Organizada, mas lembro que de cara achei o máximo todas aquelas dicas de planejamento e organização. Na época eu estava iniciando meu trabalho de conclusão de curso e aproveitei para colocar algumas sugestões em prática, juntamente com o caderno de organização ensinado pela Fran Guarnieri. Meu cronograma acadêmico nunca esteve tão impecável.

vida-organizada

Há um tempo atrás fiquei sabendo que a Thais Godinho, autora do blog Vida Organizada, lançou um livro que leva o mesmo título do seu blog. Quando adquiri meu exemplar comecei a ler imediatamente. Estou em um momento onde estou buscando novas técnicas de planejamento e organização, e o livro da Thais não podia ser lançado em melhor hora!

Minha maior e melhor surpresa ao finalizar a leitura de Vida Organizada foi que ele tratava sobre muito mais além de organização. A autora escreve sobre como a organização deve ser um reflexo das nossas metas de vida, sobre a importância de ter uma casa em ordem (o que pode ser muito relativo) e sobre como definir prioridades para colocar nossos sonhos em prática.

Imagino que muitas pessoas reviram os olhos e acham tudo muito chato quando o assunto é organização. Mas eu garanto pra você: ser organizado é tudo de bom! Viver com a certeza de que você tem seus prazos e suas tarefas diárias sob controle e que nada se perderá na correria da vida não tem preço. A autora ensina diversos exercícios que podem auxiliar quem ainda não possui um sistema de organização, mas que também podem dar uma renovada nos métodos dos já iniciados na arte de etiquetar tudo e todos.

Gostaria de compartilhar com vocês três dicas valiosas que aprendi lendo Vida Organizada e que você pode colocar em prática hoje mesmo. Acredite nas pequenas mudanças, pois a soma dessas mudanças no futuro resultará em uma grande diferença.

1. Anote tudo o que precisa fazer
Tenha um lugar para anotar todas as tarefas que precisa concluir naquele dia. Eu comecei fazendo esse levantamento pela manhã e hoje faço com uma semana de antecedência. As tarefas que não possuem uma data fixa para seu término eu busco distribuir ao longo da semana, para não ficar sobrecarregada.

2. Utilize a regra dos 15 minutos para manter a casa (ou o quarto) em ordem
Como se já não bastasse a correria profissional e acadêmica, ainda temos nossas responsabilidades domésticas, por menores que sejam. Reserve 15 minutos do seu dia para limpar algo em casa. Isso fará milagres pela sua organização e não vai sobrar muito o que limpar nos temíveis “dias de faxina”.

3. Não desperdice seus dias
Quando a nossa vida está desordenada, sabemos que é mais fácil sentar na frente da televisão e ver qualquer coisa que está passando, ou ligar o computador e passar horas preciosas vendo a vida alheia nas redes sociais. Ao definir seus sonhos e suas metas e as prioridades para alcançá-los você vai passar a querer gastar suas horas em tarefas importantes que contribuirão para o seu crescimento. Ninguém está condenando o lazer preguiçoso, mas convenhamos: em demasia, é um precioso tempo jogado fora. Não se acomode!

quote-2

Eu recomendo muito o livro Vida Organizada para quem está se sentindo estagnado no dia a dia e precisa rever suas prioridades. Também recomendo às pessoas com o hábito de acumular coisas desnecessárias, sejam objetos ou compromissos. Principalmente, recomendo àqueles que querem levar uma vida mentalmente mais saudável na loucura que é a época em que vivemos, pois ser uma pessoa organizada é poder confiar em si mesma para cumprir todo tipo de meta, inclusive a de realizar seus sonhos.

Como toda boa viciada em organização, gostaria de saber: você utiliza algum método específico para se organizar? Como ele funciona? Conte nos comentários e vamos trocar uma ideia. Boas leituras!

Tags:
Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

  • 1

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *