Resenha: Destinos e Fúrias, Lauren Groff

Barack Obama, o eterno ex-presidente norte americano favorito segundo a opinião popular mundial, foi responsável por garantir o sucesso das vendas de diversas obras literárias, com suas famigeradas listas de livros de cabeceira. Lembro que o primeiro livro a ser lançado ao estrelato graças à indicação de Obama foi Onde Vivem os Monstros, que inclusive ganhou uma versão para as telonas. Toda Luz Que Não Podemos Ver também figurava na lista e ganhou uma semana especial aqui no blog (clique aqui para conferir). Minha última empreitada nas recomendações de Obama foi Destinos e Fúrias da autora Lauren Groff, que além da aprovação do ex-presidente, foi declarado pela Amazon como o melhor livro publicado em 2015. The stakes were high!

A primeira coisa que chamou minha atenção na estrutura de Destinos e Fúrias é que o livro é dividido em duas partes, batizadas de acordo com o título. Na parte Destinos, somos apresentados ao personagem Lotto, e acompanhamos sua vida a partir do seu nascimento. Lotto nasceu em uma família de posses, e a morte prematura do seu pai, aliada à outras experiências durante a jornada escolar, moldaram sua personalidade de maneira peculiar. De criança tímida ao jovem que mais fazia sucesso com as mulheres na faculdade de Artes, conseguimos sentir na pele a vida intensa de Lotto através das descrições sensíveis da autora.

A existência boêmia e promíscua de Lotto sofre uma reviravolta quando ele conhece Mathilde, uma misteriosa garota que foi sua colega na faculdade, mas que só conheceu próximo de sua formatura. A paixão à primeira vista foi tamanha que logo após a formatura, Lotto e Mathilde casaram e juntos passaram a viver uma intensa lua de mel.

A essa altura da resenha você deve estar achando que Destinos e Fúrias é uma espécie de livro erótico que fala de amor e relacionamentos de uma forma dramática e surreal. Calma, que eu já vou chegar lá.

Ainda na parte Destinos, acompanhamos a jornada matrimonial de Lotto e Mathilde, no início como um casal duro que mobiliou e decorou o apartamento com objetos encontrados no lixo e posteriormente como um casal celebrado devido ao estrelato de Lotto como dramaturgo. Ao mesmo tempo, acompanhamos os sacrifícios feitos por Mathilde, como é comum em muitos relacionamentos até hoje onde a mulher se sacrifica pelo bem estar emocional e o sucesso profissional do marido. Essas atitudes podem passar despercebidas pelos leitores menos atentos, já que, até então, estamos acompanhando tudo pela visão de Lotto. E é após uma reviravolta na vida do casal que a parte Fúrias inicia.

Ao contrário de Destinos, Fúrias é totalmente narrado por Mathilde. E se em Destinos acompanhamos Lotto desde seu nascimento até a vida adulta, em Fúrias começamos acompanhando uma Mathilde madura que, aos poucos, nos conta sobre sua história de vida. Seu jeito enigmático, que fez Lotto se apaixonar à primeira vista, é muito mais que apenas charme, e mergulhar em sua infância e adolescência sombrias nos dá uma visão muito diferente da personagem que havíamos formado até então.

Se você está pensando em pegar Destinos e Fúrias para ler, de imediato já aviso que esse não é um livro para ser devorado, e sim para ser lido aos poucos – o que será necessário para digerir todos os acontecimentos apresentados pela autora. Lauren Groff entrega em apenas 368 páginas um desenvolvimento de personagens que deixaria George Martin com inveja (sim, me rendi à leitura de As Crônicas de Gelo e Fogo recentemente). Além de abordar temas que envolvem o relacionamento longo de um casal, o livro pincela situações como abuso sexual, consequências da fama e como o meio influencia o indivíduo.

Destinos e Fúrias é uma obra para quem busca uma história de amor crua e realista, já que o amor romântico e idealizado dificilmente perdura após os primeiros anos de um relacionamento. Ao mesmo tempo, nos mostra dois personagens com histórias de vida e personalidades muito bem desenvolvidas, tornando palpáveis e críveis as atitudes que tomam ao longo do livro. Se essa é sua praia, pode mergulhar na história sem medo (só tome cuidado com as ondas, que não estampam a capa à toa).

Ficha técnica do livro
Título: Destinos e Fúrias
Autora: Lauren Groff
Tradutora: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Gênero: Ficção
Páginas: 368

Este livro foi lido e resenhado em parceria com a Intrínseca. ♥
Adquirindo seu exemplar por este link, você ajuda o Chovendo Livros a crescer!

Posted by Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

Leave a Reply

Required fields are marked *.