LOADING

Type to search

Livros Quadrinhos

Resenha: O árabe do futuro 2, de Riad Satouff

Rafaela Paludo 28 de abril de 2016
Share

Ano passado eu li o excelente e sensível O árabe do futuro, quadrinho escrito e ilustrado pelo franco-sírio Riad Satouff (clique aqui para ler a resenha). Assim que fiquei sabendo do lançamento do segundo volume pela Intrínseca, em março desse ano, não pensei duas vezes: quis logo continuar o restante das aventuras do pequeno menino loiro pelo Oriente Médio.

Nesse segundo volume de O árabe do futuro, acompanhamos mais dois anos da infância de Riad, na Síria, entre 1984 e 1985. Já com idade suficiente para frequentar a escola, Riad começa a descobrir e entender mais sobre a cultura árabe – ainda com suas limitações de criança, claro.

Eu simplesmente amo histórias contadas do ponto de vista das crianças, e olha que eu nem gosto tanto assim delas na vida real, risos. Ver o mundo de uma perspectiva inocente e sem julgamentos permite que nós, adultos, também vejamos as coisas assim, mesmo que por um instante. Isso é o que mais chama a minha atenção na obra de Riad Satouff: conhecer mais sobre o Islamismo sem a carga de preconceitos com que nós, ocidentais, estamos acostumados a olhar para essa religião.

É claro que nem tudo são flores, e algumas situações contadas por Riad são assustadoras. Como quando uma familiar foi morta pelo pai e pelo irmão por ter engravidado fora do casamento – fato que constitui um crime contra a honra da família para o Islã. Ou quando os pais de Riad o levam para uma consulta no pediatra e o médico reclama que a maioria das famílias sírias só levam suas crianças ao médico quando já estão praticamente mortas.

eu-quero-arabe-futuro-2

Para quem gosta de história, O árabe do futuro 2 também traz alguns detalhes sobre a ditadura de Hafez al-Assad, que governou a Síria de 1971 até sua morte, nos anos 2000. Atualmente, o país é governado pelo filho de Hafez, Bashar al-Assad.

Eu recomendo O árabe do futuro 2 para quem gostaria de começar a ler quadrinhos, mas tem dificuldade em mergulhar em histórias fantasiosas. Pra você que já é um leitor de quadrinhos, trate de ir correndo atrás desse material (depois de deixar seu comentário, claro). Boas leituras!

SELO_BLOGSPARCEIROS_2015

Tags:
Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

  • 1

You Might also Like

1 Comments

  1. Juliane 10 de maio de 2016

    Oi Rafa!
    Fiquei com uma dúvida: esse quadrinho é só na Síria né? Então não tem aquela divisão de cores das páginas né?
    Tinha adorado aquela sacada no primeiro livro!
    Mais uma vez Riad vem para nos chocar com tantos exemplos de intolerância, mas, apesar de desagradável e revoltante, são temas que precisamos levantar e discutir e com isso a Intrínseca ganha mais pontinhos comigo!
    Beijos Rafa!

    Responder

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *