LOADING

Type to search

Uncategorized

Sobre blog e amor

Rafaela Paludo 18 de agosto de 2015
Share

O post de hoje faz parte do projeto de Blogagem Coletiva do qual estou participando, o Literatura em Movimento. O que acho mais bacana nesse tipo de projeto é que podemos conhecer a opinião de vários blogueiros acerca de uma mesma temática, além de observar como cada um interpreta o assunto à sua maneira.

O tema de agosto consiste em responder a pergunta: como o blog mudou a sua vida?

logo

Desde criança eu gosto muito de escrever. Houve uma época em que eu fazia um boletim informativo para meus familiares, com assuntos que eu julgava super interessantes no auge da minha pré-adolescência. Na época do colégio, as aulas de redação e literatura eram minhas preferidas, e meu professor foi um grande incentivador. Além disso, eu e minha melhor amiga tínhamos o hábito quase diário de trocar cartas entre nós. Resumindo, a escrita sempre foi a melhor maneira que encontrei para me expressar.

Obviamente, o meu gosto pela escrita ganhou força por culpa dos livros. Minha mãe sempre lia histórias antes de eu dormir, até eu aprender a ler sozinha. Depois disso a coisa só evoluiu, e hoje sou aquele tipo de pessoa que não entende como alguém pode viver sem livros.

A ideia de criar o blog surgiu basicamente dessas duas paixões: a escrita e a leitura. Fui influenciada também pelos diversos blogs literários que existem por aí. Minha maior preocupação é refletir meu estilo em todos os textos, pois acredito que a autenticidade é uma qualidade essencial. Fico feliz em compartilhar meu ponto de vista sincero sobre um livro, seja ele positivo ou negativo.

tumblr_nkmzgu6zU11r2j1gfo5_1280

Quanto ao nome do blog, apesar de simples, levou meses para ser concebido. Meus critérios para a criação e a escolha de um nome eram: precisava ser em português, não podia ter acento ou cedilha, precisava conter um termo diretamente ligado com o universo literário e precisava ser aconchegante. O nome Chovendo Livros surgiu em um dia de sol, ironicamente. Remete à condição climática mais gostosa para ficar em casa desfrutando de uma boa leitura e uma xícara de chá.

Uma das mudanças mais significativas que o blog trouxe sem dúvidas foi minha capacidade de síntese ao expor minha opinião sobre livros, séries e filmes. Hoje em dia, durante a leitura de um livro, por exemplo, já vou pensando no que vou querer destacar, criticar e elogiar. Fico atenta às referências utilizadas pelo autor, pois gosto de trazer até os leitores do blog a informação mais completa possível.

Junto com o esforço também vêm as recompensas. É muito legal conhecer pessoas através do blog. Nada como poder conversar com alguém que possui o mesmo hobby que você! Além disso, esse ano tive uma surpresa maravilhosa: o blog foi selecionado como um dos parceiros da Intrínseca. Sou muito grata pela confiança da editora, principalmente pelo blog ainda estar começando. Esse tipo de coisa só aumenta a vontade de ficar acordada até altas horas lendo e produzindo conteúdo.

quote2

Em relação a conciliar o blog com os estudos/trabalho, não existe mistério. É preciso foco, organização e eventualmente algumas horas que seriam usadas para dormir. Sei que é clichê e que todos os blogueiros dizem isso, mas é a mais pura verdade: você precisa amar o que faz. Escreva para agradar a você. Quando o seu trabalho reflete paixão e entusiasmo, consequentemente você atrairá as pessoas.

 

Espero que tenham gostado desse texto contando coisas mais pessoais, pois eu adorei escrever algo assim. Se você é blogueiro(a), me conte nos comentários: qual foi a maior mudança que o blog trouxe para sua vida? Boas leituras!

Tags:
Rafaela Paludo

Apaixonada por livros, dias chuvosos e xícaras de chá.

  • 1

9 Comments

  1. Juliane 18 de agosto de 2015

    Rafa, fiquei com uma dúvida: pq você disse que o nome do seu blog precisava ser em português? Foi uma preferência sua?
    Esses dias chegou lá em casa a fatura pra renovação do domínio do blog e eu pensei “Cara, tô com essa idéia há tantos anos, mas só ano passado que tomei coragem de criar o domínio e só esse ano que arregacei as mangas e criei coragem pra colocar a mão na massa”.
    Lembro que deu muito trabalho pensar em um nome pro blog, ainda mais pq eu queria usar o mesmo em todas as mídias sociais e tals, por fim cheguei no aworldtoread e só depois de muito tempo tirei o .br do endereço pq ficou incoerente né? (apesar de já ser incoerente o nome em inglês e as postagens em português). Mas tudo bem, tenho planos para essa situação mais pra frente.
    O blog apesar de pequeno ainda, já me trouxe muitas oportunidades: conheci outros blogueiros, tipo você :)
    É bem complicado arranjar tempo para, além de ler, escrever sobre o que li e tento ao máximo valorizar os amigos blogueiros que se dedicam para isso.
    Foi bom saber mais sobre o seu blog Rafa, continue sempre com todo esse carinho e dedicação que você sempre aplica nos seus posts.
    Beijos!

    Responder
  2. Rafaela Paludo 18 de agosto de 2015

    Oi, Ju! Então, sobre o nome ser em português, não existe nenhum significado profundo, hehe. Era apenas algo que fazia eu me sentir mais confortável! E a questão de ter as mídias sociais iguaizinhas também influenciou.

    Vou te dizer que, apesar da minha frescurete com o nome em português, eu ADORO A World to Read. Teve um dia desses que até me peguei pensando em como esse nome era cheio de significados e super sonoro. Sério, Ju, o nome é lindo :-) E eu não acho que seja incoerente a questão das postagens serem em português, até porque o inglês é praticamente a língua oficial do mundo hahaha

    E sobre conhecer outros blogueiros, olha, não quis citar nomes no texto, mas tu foi uma das pessoas especiais que conheci nesse universo ♥ A propósito, o livro já chegou por aí?

    Seguimos firmes e fortes na nossa rotina de conciliar a loucura da vida e as tarefas do blog. Não é fácil, mas é muito gratificante! Beijos :-)

    Responder
  3. Angélica 25 de agosto de 2015

    Ei Rafaela, a sua frase onde você fala que junto com o esforço vem a recompensa e que é muito bom conhecer pessoas com os mesmos hobbys que você me definiu…
    Um Abraço. parabéns pelo post e pelo blog. Afinal nós merecemos… bjs
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    Responder
  4. Raquel 25 de agosto de 2015

    Olá Rafaela, adorei seu texto, parabéns!

    A vida de blogueira não é fácil, conciliar as postagens (inovadoras e criativas) com a correria diária é complicado, mas muito gratificante ;)

    Beijokas da Quel ¬¬

    Responder
  5. Rafaella Lima 1 de setembro de 2015

    Oi Rafa, tudo bem? Que texto lindo… o meu blog também mudou bastante minha vida, principalmente quando a começar a realizar uma leitura mais crítica e conheci ótimas pessoas. Parabéns pela parceria, é ótimo quando vemos nosso trabalho ser reconhecido e a Intrínseca é uma editora maravilhosa. Adorei o nome do blog e como surgiu.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    Responder
  6. Amanda Pizzi 3 de setembro de 2015

    Realmente, não existe uma fórmula mágica. Além de arranjar tempo para escrever, é preciso ler ou assistir filmes para resenhar, e com isso, ou o blog passa a ser uma de suas prioridades, ou não irá para a frente. E, lógico, é preciso amar isso e levar como hobby. O que vier de bom, é lucro!
    Beijos.
    http://www.historiamuda.com.br

    Responder
  7. Ana Karina Silva 3 de setembro de 2015

    Rafaaaa!!
    Eu amo o seu blog, sério! Acho que ele reflete muito a pessoa que tu és… Adorei saber de onde surgiu a ideia e confesso que também amo ler quando está chovendo. :)
    Não contei no meu texto, mas o nome do meu surgiu de uma ideia meio doida… Gosto muito do latim e sempre vi diversos tratados que iniciam com “De (tal coisa)” e, pelo que estudei, esse “de” é para dizer que é “sobre” o assunto que queremos falar. Aí pensei “Da Literatura”… hahaha…
    Beijo grande.
    Karina

    Responder
    1. Rafaela Paludo 10 de setembro de 2015

      Ana, muito obrigada pelo comentário :-D Ler quando está chovendo é bom demais, com chá e café então… Hehehe!

      Caramba, eu não sabia que essa era a origem do nome do Da Literatura. Amei! É muita cultura, menina!

      Beijo grande :-)

  8. Diana Canaverde 4 de setembro de 2015

    Olá… tudo bem??
    Entendo você em tudo que disse… eu acho o nome do seu blog muito lindo… remete bem um clima que gosto e o amor pelos livros… o nome do meu blog foi bem difícil escolher e ele surgiu do nada e ao mesmo de tudo… porque amo escrever e ler… mas a minha história com a escrita é mais longa… sempre fui muito fechada e encontrei na escrita forma de me expressar melhor…
    Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    Responder

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *